quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Espanta mosquitos



No pequeno esquema da figura acima pode estar a solução mágica para manter afastados os mosquitos sem utilizar qualquer tipo de veneno, mas ao mesmo tempo sem grandes aparelhos, despesas, cabos ou qualquer coisa.

O circuito mostrado é de um dispositivo que repele moscas e mosquitos através de ondas de ultra-som, que são geradas por um oscilador alimentado por uma única bataria de 1.5 volt, e o sinal gerado é transferido para um transdutor piezelétrico pequeno.

Os capacitores devem ser de disco cerâmico, propositalmente foram colocados de valores diferentes, experiências podem ser feitas no sentido de aprefeiçoar.

O circuito é tão simples que nem precisa ser montado em circuito impresso, para quem for mais exigente com acabamento, e não quiser usar placa de circuito impresso, pode realizar a montagem em ponte de terminais.

O circuito dispensa informações adicionais, não existem ajustes, mas podem ser inclusos pelo montador, quem tiver dúvida em saber se está funcionando ou não, uma vez que o som gerado está fora do alcance do ouvido humano, coloque 2 capacitores de 470 KpF, se escutar ruido no piezzo, está funcionando, se estiver sem barulho, tem alguma coisa errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário