sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Como Limpar a Memória Cache do PC



Seja memória RAM ou memória cachê, ela possui papel fundamental no desempenho do computador, e no caso da memória cachê, ela é a memória intermediária entre a memória RAM e o processador.

A memória cachê surgiu quando ficou evidente que as memórias não conseguiam mais acompanhar a velocidade do processador, essa deficiência atrasava o desempenho do computador, que às vezes, dependendo da função, tinha que esperar por dados da memória RAM para poder continuar o processamento da operação.

O atraso já causava problemas de lentidão nos computadores mais antigos, e com certeza, atualmente teríamos computadores lentos se a solução não tivesse sido encontrada.

A memória RAM lê os dados e eles são utilizados, novos dados são lidos a cada operação, mas o fato de ter que ler novos dados a cada operação atrasa o desempenho do computador.

A memória cachê surgiu justamente para solucionar este problema, pois é um tipo de memória extremamente rápida, ao contrário da memória RAM, a memória cachê armazena os dados usados com maior freqüência pelo processador, como se já estivesse prevendo os dados que o processador vai solicitar.

O acesso à memória RAM é infinitamente mais lento se comparado ao acesso a memória cachê, mas o acesso a memória cachê é feito com menor freqüência, isso melhora em muito o desempenho do computador.

Mas como em tudo na vida existem inconvenientes, com as memórias também existem, pois sempre que um programa é executado, ele utiliza algum espaço na memória cachê para melhorar o tempo de resposta, o inconveniente é que ao encerrar o programa, nem sempre ele libera o espaço que estava sendo usado na memória.

Então, fazer uma limpeza na memória cachê pode ajudar no desempenho do computador, ao executar uma limpeza, os dados que não estão sendo mais usados são totalmente apagados, e com isso o espaço fica liberado para que outros programas possam utilizar a memória.

A maneira mais comum para limpar a memória cachê é reiniciar o computador, mas isso pode ser inconveniente para um determinado momento, então a solução é um atalho contendo um comando do windows, o comando é o responsável pela execução da limpeza da memória cachê.

Acredito que qualquer usuário do windows sabe como criar um atalho, em todo caso, vamos aos procedimentos para criar um atalho:

Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, selecione a opção novo e clique em atalho.

Será mostrada uma tela, e nela existe um campo chamado linha de comando, o procedimento é simples, copie o código %windir%\system32undll32.exe advapi32.dll,ProcessIdleTasks e cole no campo linha de comando.

Clique em próximo e na tela que aparece digite um nome para o atalho que você acaba de criar e escolha a opção concluir, e está feito, clique no link recém criado para que o comando seja executado, e a memória cachê seja liberada.

Para quem estiver executando um programa ou mais programas ao mesmo tempo, pode ser que não consiga notar nenhuma diferença, o correto é fechar os programas, executar o comando e abrir os programas novamente, então será notado que o desempenho do computador melhora bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário