domingo, 15 de maio de 2011

Thomas Edison 1847 - 1931 (Americano)




Thomas Alva Edison nasceu numa família da classe média de Milan, em Ohio, nos E.U.A. O pai, Samuel Edison, canadiano de origens holandesas, deita mão ao que pode: vende bugigangas, é merceeiro, carpinteiro, negociante de imóveis. A mãe, Nancy Elliot Edison, ex-professora canadiana, tem a cargo sete crianças. Thomas é o mais novo..

Tem ele sete anos quando a família se muda para Port Huron, Michigan, em 1853. Na escola, o rapaz tem problemas. O professor, o padre Engle, diz que ele tem o bicho no corpo, que é um coca-bichinhos estúpido, que não pára de fazer perguntas mas que lhe custa a aprender. Vão-se três meses de aulas. A mãe toma a seu cargo a educação do rapaz e ele, por seu lado, aprende com o que mais lhe interessa. Acaba por devorar todos os livros da mãe com temas sobre ciência. Monta um laboratório de química no sótão e, de vez em quando, faz tremer a casa.

Arranja entretanto um emprego como ardina no comboio que faz a ligação entre Port Huron e Detroit. Vende jornais, sanduíches, doces e fruta. O guarda da estação local deixa-o guardar os doces e os jornais num vagão vazio. Surrateiramente, Edison muda para lá o laboratório. Um dia larga fogo à carruagem. Agravam-se os problemas que tem com os ouvidos e fica surdo.

Aprendeu o código Morse e a construiu telégrafos artesanais. Havia mais tarde de chamar "Dot" (ponto) à filha e "Dash" (traço) ao filho. Frequenta um curso e torna-se telegrafista na terra natal. Mas, como não dispensa a companhia dos instrumentos, provoca outro acidente e quase faz explodir o gabinete.

Durante cinco anos trabalhou por toda a parte. Aproveitou um emprego que tem de noite para se entreter com as suas engenhocas. Para evitar surpresas (às vezes mete-se a dormir), inventa um sistema eléctrico que envia de hora a hora um sinal aos vigilantes. Inventa também uma ratoeira eléctrica para caçar os ratos no quarto da pensão.

Muda-se para Nova Iorque em 1869 para se estabelecer como inventor independente. Chega esfomeado e sem dinheiro, mas o arranjo bem feito de um indicador de preços na bolsa de Wall StreetWestern Union e permite que se estabeleça-se por conta própria em Newark. Casa-se com uma das suas empregadas, Mary Stilwell. Diz-se que, terminada a cerimónia, o noivo esquece as núpcias, enfia-se na oficina e de lá só volta de madrugada.ele foi um dos maiores ciêntistas. vale-lhe um contrato com a


Inventos


Em 1868 patenteia seu primeiro invento, um contador automático de votos. Dois anos depois, funda uma empresa em Newark, Nova Jersey. Inventa um equipamento electromecânico que transmite telegraficamente as cotações da bolsa de valores. Enriquece com a comercialização do aparelho e inventa outros dispositivos sem aplicações comerciais. Cria um aparelho que facilita as transmissões em código morse : uma pena eléctrica que simplifica a duplicação em mimeógrafo. O microfone de carvão, outro invento, torna possível as transmissões telefônicas.

Muda-se para Menlo Park, Nova Jersey. Diversifica suas pesquisas, abordando as mais diversas tecnologias. Aplica-se na investigação em telefonia, aperfeiça o fonógrafo, cria a primeira lâmpada incandescente com filamento de carvão. Trabalha já com uma grande equipe de profissionais, constroi o primeiro dínamo de alta potência. Patenteia muitas invenções, como o gerador de alto vácuo para a fabricação de lâmpadas, o contador de electricidade, o regulador de corrente para máquina de soldar eléctricas.

Em Outubro de 1879 a Edison Eletric Light Company é já uma potência económica dominando a época da electricidade nos Estados Unidos. Patenteia a lâmpada incandescente de filamento fino de carvão a alto vácuo. O produto, devido à nova tecnologia, permite aumento substancial da vida útil do produto. Em 1883, após ter descoberto o efeito Édison, regista o primeiro dispositivo termiónico, um díodo termiônicoválvula de Edison, precursora da válvula de rádio, ou válvula termiônica. ou A Edison General Eletric é fundada em 1888. Será um dos maiores conglomerados industriais do planeta. Fabrica todos os tipos de dispositivos eléctricos, como geradores, motores, gigantescas válvulas solenóides. A empresa que transforma-se num dos maiores fabricantes multinacionais.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a General Eletric entra no campo de metalurgia naval, produzindo gigantescas máquinas e novos equipamentos para os navios construídos em diversos estaleirosindústria química, aperfeiçoando os métodos de fabrico de novos produtos e substâncias.

Edison é considerado um dos inventores mais prolíficos do seu tempo, registando 1093 patentes em seu nome. A maioria desses inventos não é completamente original, mas as patentes compradas por Edison são melhoradas e desenvolvidas pelos seus numerosos empregados. Edison tem sido criticado por não compartilhar os seus créditos.

Muitos afirmam que a maioria das invenções creditadas a Edson são da autoria de outros. Um caso famoso que ilustra esta opinião é o de Nikola Tesla, que trabalhou com Edison e não terá sido pago por algumas de suas aplicações, aprimoramentos e descobertas.


Inventos cinematográficos


Thomas Edison teve um papel determinante no surto da indústria do cinema. São estes os aparelhos que inventou ou lançou no mercado :

* Cinetógrafo (Kinetograph) : máquina de filmar
* Cinescópio ou Cinetoscópio (Kinetoscope) : caixa com imagens filmadas vistas no seu interior
* Cinefone (Kinetophone) : versão do cinescópio com som síncrono gerado por um fonógrafo
* Vitascópio (Vitascope) : projector de filmes em tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário