quarta-feira, 11 de maio de 2011

Michael Faraday 1797 - 1867 (Inglês)



Michael Faraday, nasceu em Newington, Inglaterra no dia 22 de setembro de 1791. Destacou-se na história da ciência como um físico e um químico. É considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos.

As suas contribuições mais importantes e os seus trabalhos mais conhecidos estão intimamente relacionados com os fenómenos da electricidade e do magnetismo, no entanto, também contribuiu de forma significativa para a evolução da química enquanto ciência.

Faraday foi principalmente um experimentalista, chegando s ser descrito como o "melhor experimentalista na história da ciência", embora não dominasse conhecimentos de matemática avançada, como o cálculo.

Tanto as suas contribuições para a ciência, como o impacto que as mesmas tiveram na nossa sociedade, são sem qualquer dúvida importantes: as suas descobertas científicas cobrem áreas significativas da física e da química modernas, e a tecnologia desenvolvida baseada no seu trabalho está ainda mais presente. As suas descobertas na área do electromagnetismo constituiram a base para os trabalhos de engenharia do fim do século XIX por pessoas como Edison, Siemens, Tesla e Westinghouse, que tornaram possível a electrificação das sociedades industrializadas. Por outro lado, os seus trabalhos em electroquímica são agora amplamente usados em química industrial.

Na área da física, foi um dos primeiros a relacionar a electricidade e o magnetismo.

Em 1821, logo após Oersted ser o primeiro a descobrir que a electricidade e o magnetismo eram associados entre si, Faraday publicou o seu trabalho, a que chamou de "rotação electromagnética" (princípio que explica o funcionamento do motor eléctrico).

Em 1831, Faraday descobriu a indução electromagnética, o princípio do funcionamento de um gerador eléctrico e de um transformador elétrico.

As suas idéias sobre os campos eléctrico e magnético, e a natureza dos campos em geral, inspiraram trabalhos posteriores nessa área (como as equações de Maxwell).
Na área da química, ele descobriu o benzeno, produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4), ajudou a estender as fundações da metalurgia e metalografia, além de ter tido sucesso em liquefazer gases nunca antes liquefeitos (dióxido de carbono e cloro, entre outros), tornando possível métodos de refrigeração que foram muito utilizados. Talvez a sua maior contribuição foi, na fundação virtual da electroquímica, introduzindo termos como electrólito, ânodo, cátodo, eléctrodo, e ião.

Pesquisou também algumas ligas de aço e produziu vários tipos novos de vidros. Um desses vidros tornou-se historicamente importante por ser a substância em que Faraday identificou a rotação do plano de polarização da luz quando era colocado num campo magnético e também por ser a primeira substância a ser repelida pelos pólos de um íman.

Faraday morreu na sua casa em Hampton Court em 25 de Agosto de 1867, aos 75 anos, e foi enterrado na Abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton.

A constante física fundamental que representa a carga molar elementar, recebeu o nome de constante de Faraday, em homenagem a este cientista britânico, devido aos seus vastos estudos em electroquímica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário