domingo, 8 de maio de 2011

Alessandro Volta 1745 - 1845 (Italiano)

Continuando os posts sobre os grandes ciêntistas da eletricidade, falamos hoje sobre o Alessandro Volta o inventor da Bateria.




Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta foi um físico italiano, conhecido especialmente pela invenção da bateria. Mais tarde, viria a receber o título de conde.
Volta nasceu e foi educado em Como, Itália, onde ele se tornou professor de Física na Escola Real em 1774. A sua paixão foi sempre o estudo da electricidade.

De vi attractiva ignis electrici ac phaenomenis inde pendentibus foi seu primeiro livro científico. Em 1775 ele criou o electróforo, uma máquina que produzia eletricidade estática.

Em 1779 ele tornou-se professor de Física na Universidade de Pavia, posição que ocupou durante 25 anos. Em 1794, Volta casou-se com Teresa Peregrini, filha de Count Ludovico Peregrini; o casal teve três filhos.

Em 1800, como o resultado de uma discórdia profissional sobre a resposta galvânica, advocado por Luigi Galvani, Volta desenvolveu a tão-falada pilha voltaica (comprovando que para a produção de electricidade, a presença de tecido animal não era necessária), um predecessor da bateria eléctrica. Volta determinou que os melhores pares de metais dissimilares para a produção de electricidade eram zinco e prata. Inicialmente, Volta experimentou células individuais em série, cada célula sendo um cálice de vinho cheio de salmoura na qual dois electrodos dissimilares foram mergulhados. A pilha eléctrica substituiu o cálice com um cartão embebido em salmoura. (O número de células, e consequentemente, a voltagem que poderiam produzir, estava limitado pela pressão exercida pelas células de cima, que espremeram toda a salmoura do cartão da célula de baixo).

Em honra ao seu trabalho no campo da electricidade, Napoleão fez de Volta um conde em 1810; em 1815, o Imperador da Áustria nomeou Volta professor de Filosofia na Universidade de Pádua. Volta está enterrado na cidade de Como, Itália. O Templo Voltiano perto do Lago Como é um museu dedicado ao trabalho do físico italiano; os seus instrumentos e publicações originais estão expostos neste local.

Em 1881 uma importante unidade eléctrica, o volt, foi nomeada em homenagem a Volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário