sexta-feira, 13 de maio de 2011

Joseph Henry 1778 - 1878 (Americano)



Joseph Henry nasceu a 17 de Dezembro de 1778 em Albany, Nova Iorque. Os seus pais eram pobres e o seu pai faleceu enquanto Joseph ainda era uma criança.
Frequentou uma escola que mais tarde viria a ser nomeada “Joseph Henry Elementary School” em sua honra. Aos treze anos, trabalhou como aprendiz de relojoeiro. Em 1819, entrou na Academia de Albany, benificiando de uma bolsa escolar.
Henry primou tanto nos seus estudos que, por vezes, era requesitado como assistente pelos professores de ciências.


1826 – é nomeado professor de Matemática e Filosofia na Academa de Albany, pelo reitor T.Romeyn Beck.
Parte das suas mais importantes pesquisas foram efectuadas enquanto exercia este cargo.

1829 – construiu o primeiro motor eléctrico, enquanto desenvolvia um método de aumento da potência de um electroiman. Inventou também um aparelho telegráfico.

1830 – transmitui o primeiro sinal eléctrico prático.

1831 – criou uma das primeiras máquinas a utilizar o electromagnetismo para se mover.
Descobre a indução electromagnética simultâneamente com Michael Faraday, tendo Faraday publicado a sua descoberta meses antes.

1832 – torna-se professor de física na Universidade de Princeton.

1837 – conhece Faraday, Wheatstone e outros cientistas britânicos, aos quais explicou as suas ideias acerca de “quantidade” e “intensidade” nos circuitos eléctricos.

1840 – produz oscilações de alta frequência e comprova que a carga de um condensador é oscilante.

1842 – descobre que uma faísca aléctrica entre dois condutores é capaz de induzir magnetismo em agulhas, sendo este efeito detectado a uma distância de 30 metros.
1846 – torna-se director do Instituto Smithsonian, cargo que exerce até falecer, sendo um dos seus fundadores.

1848 – editou o livro “Ancient Monuments os teh Mississippi Valley” escrito por Ephram G. Squier e Edwin H. Davis, a primeira publicação do Smithsonian.
1863 – é um dos co-fundadores da National Academy of Science e torna-se seu sub-director.

1876 – é júri na categoria de exibições eléctricas na Centennial Exhibition em Filadélfia, na qual Alexander Graham Bell demonstrou uma fase experimental do telefone.

A 13 de Maio de 1878 falece e é enterrado, uns dias depois, no cemitério Oak Hill na zona noroeste de Washington, D.C.
O presidente dos Estados Unidos esteve presente no seu funeral.

Em 1893 a unidade de indutância ou resitência indutiva no Sistema Internacional é baptizada de henry (símbolo H), em reconhecimento do seu trabalho.

Um henry corresponde à indutãnica de um elemento passivo de um circuito entre cujos terminais é induzida um diferença de tensão igual a um volt, quando ele é percorrido por uma corrente eléctrica com uma intensidade que varia, uniformemente, à razão de um ampére por segundo.

Um comentário:

  1. Joseph fez muito mais que isso, mas à ele não foi dado o crédito que merecia... Henry fez muito pela física, é realmente um grande cientista <3

    ResponderExcluir