quarta-feira, 2 de junho de 2010

A História do MS-DOS



A história de como o MS-DOS foi criado ilustra o imprevisível curso de eventos na industria de computadores.

O processador 8086 foi muito importante na história do MS-DOS, já que este foi originalmente criado por Tim Paterson e a Seattle Computer Products, em 1980, para ser o sistema operacional de sua recentemente criada placa de CPU com um processador 8086.

Quando a placa de CPU da Seattle Computer apareceu no mercado pela primeira vez, em meados de 1979, o MS-DOS ainda não estava nem na prancheta de seus criadores.

A Digital Research havia anunciado que o S.O. CP/M-86 logo estaria pronto para operar o sistema 8086, e, então, as espectativas eram de que nenhum outro sistema operacional seria mais necessário.

O sistema operacional CP/M da Digital Research era na época o mais popular sistema operacional feito para os computadores que utilizavam o chip microprocessador 8080 ou o Z80.

Mas a chegada do CP/M-86 foi adiada, e após esperar por quase um ano, a Seattle Computer decidiu criar seu próprio sistema operacional, denominando-o QDOS.

Quatro meses depois, em agosto de 1980, o QDOS estava pronto para ser lançado no mercado.

Pouco depois de seu lançamento, uma outra firma sediada em Seattle no estado de Washington, EUA, chamada Microsoft decidiu comprar o QDOS e fazer dele seu próprio sistema operacional sob o nome de MS-DOS.

A microsoft tornou-se famosa por sua versão de BASIC, mas nunca havia antes vendido um sistema operacional.

Alguns meses depois que o MS-DOS foi lançado, o CP/M-86 surgiu.

A Microsoft lançou versões aperfeiçoadas do MS-DOS, e a cada lançamento subsequente do MS-DOS é chamado de uma nova versão, sendo estas versões numeradas.

O primeiro lançamento do MS-DOS foi chamado de 1.0 e a medida que foram feitos melhoramentos a microsoft lançou outras versões.

A última versão do MS-DOS que foi lançada é a 6.22, a partir dessa versão o windows tomou conta de vez, pela facilidade com que os usuários o manejam.

Comentério:
Passei muito tempo de minha vida trabalhando como instrutor de informática. E o velho MS-DOS, fazia parte do meu plano de aula, mesmo estando ultrapassado ainda sim é uma diversão ficar fuçando pra ver se descobre alguma coisa diferente.

Abaixo alguns comandos básicos:

DIR, CLS, VER, TIME, DATE, MD, CD, RD, DELTREE, TREE, CHKDSK, SCANDISK, EDIT, MEM, REM, COPY, DISKCOPY, XCOPY, MOVE, TYPE, MORE, DEL, EXIT, DELTREE.

2 comentários:

  1. Cara o meu amigo Sinésio é uma fonte inesgotável de conhecimento, me sinto privilegiado em poder contar com o seu nome em minha lista de amigos chegados. Cara, você é 10, e como amigo fiel, postarei aqui meu comentário.

    ResponderExcluir
  2. Volto a reencontrar o amigo através desse blog.

    Pena que os assuntoa que vai publicar não me interesse tanto, exceto o cinema.

    Sobre este assunto, pode comentar à vontade, sobre o presente e passado, que estarei ligado.

    Um abraço.

    Xavier Gondim, de Upanema.

    ResponderExcluir