quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DISSIPADORES DE CALOR



Não é só o processador da máquina que gera calor, a placa de vídeo, a placa-mãe, as memórias e o disco rígido são também grandes fontes de calor.

A maioria dos usuários de computadores dão muita importância para a ventilação do processador e muita pouca importância para a ventilação dos demais componentes do computador.

A boa ventilação dos componentes é essencial para prolongar a vida útil não só do componente que esquenta, mas também dos demais componentes existentes no interior do micro.

Não é costume dizer que a peça mais importante do micro é o disco rígido.

Mas é melhor pensar bem, pois se o processador de uma máquina se queima, basta trocá-lo para o micro voltar a funcionar como antes.
Mas se o disco rígido queimar e não tiver sido feito o backup dos dados, nada pode ser feito.

Alguns bons fabricantes de coolers desenvolveram dissipadores de calor e ventoinhas específicos para discos rígidos.

Esse tipo de dissipador e ventoinha é particularmente recomendado para os novos discos rígidos, e que geram bastante calor, bem como para discos rígidos de alto desempenho, são discos com rotação de 7.200 rpm.

A instalação desse tipo de dissipador de calor e ventoinha é extremamente simples e qualquer usuário pode fazer com facilidade.

Basta abrir o computador, desaparafurar o disco rígido do gabinete e aparafusar o dissipador de calor embaixo do disco rígido.

Em seguida, basta prender o conjunto de volta ao gabinete do micro.

A ventoinha já vem dotada de um conector que deve ser ligado à fonte de alimentação.

É certo que essa ventoinha vai refrigerar o disco rígido, mas em contrapartida irá aumentar o volume de ar quente existente dentro do gabinete do micro.

Por isso é preciso prestar bastante atenção a como está a circulação de ar dentro do gabinete.

Em micros para usuários normais, a ventilação que vem com o gabinete é suficiente.

Essa ventilação é baseada na ventoinha existente na fonte de alimentação, que puxa o ar quente de dentro do micro e joga-o para fora do gabinete.

As ranhuras existentes na parte frontal do gabinete permitem que o ar frio entre corretamente, criando um correto fluxo de ar.

Em micros de alto desempenho, isto é, com componentes que esquentam muito, como os processadores de alto desempenho e as placas de vídeo 3D de última geração, é interessante pensar em aumentar esse fluxo de ar, através da instalação de uma ventoinha adicional ao gabinete do micro.

Essa ventoinha deve ser instalada em local apropriado dentro do gabinete, em sua parte dianteira, abaixo da baia do disco rígido.

Essa ventoinha deve ser instalada no sentido de ventilação, isto é, forçando o ar frio a entrar do lado de fora para dentro do gabinete.

Para os que vêem meus computadores abertos e me perguntam porque, aí está a resposta: estão com calor e precisam de refrigeração adicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário