segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DICAS PARA ECONOMIZAR

Energia Elétrica:

- Planeje antes de trocar ou modernizar equipamentos
- Troque as lâmpadas incandescentes por PL apenas se ficarem ascesas por mais de cinco horas diárias
- Apague lâmpadas das áreas comuns que não comprometam a segurança
- Utilize sensor de presença nos corredores e garagens
- Verifique vazamentos para evitar desperdicios


Geladeira:

- Se a borracha de vedação não estiver boa, pode haver um foco de desperdicio, pois o aparelho usa mais energia para manter os alimentos refrigerados. Para chegar, feche-a com uma folha de papel e tente puxar; se o papeldeslizar é porque a borracha tem que ser substituida. Pelo mesmo motivo também se desperdiça energia quando o eletrodoméstico é aberto a toda hora ou quando o freezer está cheio de gelo nas paredes internas; colocar roupa para secar atrás dageladeira é outra atitude que consome mais.


Chapinha:

- O aparelho para alisar os cabelos foi identificado com um vilão de consumo devido à intensidade com que é usado; evite-o.


"Stand By":

- Desligar a TV pelo controle remoto deixa o aparelho em "stand by", consumindo enegia o tempo todo, assim como os relogios que ficam acesos, do videocassete ou do aparelho de som, por exemplo.


Horário de pico:

- Vai de 17:30hs às 20:30hs; o valor pago pela energia utilizada nesse horário é o mesmo, mas evitar o consumo durante o periodo ajuda a postergar investimentos para a geração de energia a ser feitos pela concessionária.

Lâmpada fluorescente:

- O consume é menos que o da incandescente, mas, antes de comprar, verifique se há o selo do Inmetro que garantiza as informações contidas na embalagem do produto, como reduçk;ão do consumo e durabilidade.


Ar-condicionado:

- Para não forçar o aparelho a trabalhar mais do que necessário, feche as cortinas do ambiente ou instale películas protetoras nos vidros; não deixe equipamentos eletrônicos ligados sem necessidade, "esquentando" o ambiente; não abra a porta a toda hora. Essas atitudes ajudam a evitar a troca de calor.


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário