quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PETROBRÁS



PETROBRAS I – Segundo, Almir Guilherme Barbassa, diretor financeiro da Petrobras, em uma entrevista publicada pelo diário britânico The Guardian, a companhia quer se tornar a maior produtora mundial de petróleo de capital aberto até 2015. De acordo com o diretor, a companhia pretende mais do que dobrar sua produção na próxima década, para 5,4 milhões de barris de petróleo e gás por dia.

PETROBRAS II - A reportagem comenta que grandes descobertas de petróleo em águas profundas nos últimos anos elevou as reservas comprovadas pela companhia de 11,5 bilhões de barris em 2006 para 30 bilhões de barris. Com a continuidade da exploração da camada pré-sal, o jornal relata que essas reservas podem atingir entre 50 bilhões e 100 bilhões de barris, no mesmo nível que as reservas da Rússia e do Kuwait.

PETROBRAS III - A empresa pretende investir US$ 224 bilhões nos próximos cinco anos para desenvolver as novas descobertas. O jornal afirma que, segundo a Agência Internacional de Energia, só em 2010, os gastos da Petrobras devem ficar em US$ 44,8 bilhões, o maior valor entre todas as empresas de capital aberto do mundo.

PRIVATIZAÇÃO - Só em imaginar que a maior empresa brasileira, e, futuramente a maior produtora mundial de petróleo de capital aberto, poderia ter passado por um processo de privatização e hoje estar a mercê do capital estrangeiro, assim como acorreu com a nossa Vale do Rio Doce, e que hoje é denominada apenas de “Vale”. E só para não esquecer que todo esse processo de privatização ocorreu na era FHC.

Origem: Blog O Cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário