quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Leitura do Relógio da Luz



Quem acompanha o medidor de consumo de energia elétrica da sua casa sabe que pode economizar estabelecendo metas de consumo, o ideal é acompanhar o consumo de energia as 24 horas durante uma semana e somente depois disso estabelecer uma meta de consumo que seja possível alcançá-la, mas para alcançar metas, é preciso fazer uma checagem diária durante alguns dias no relógio medidor de consumo.

As companhias de energia elétrica são responsáveis pela instalação dos medidores de consumo de energia, no Brasil são instalados dois modelos, obviamente, apenas um modelo é o escolhido, o tipo de medidor de consumo é definido pela companhia de energia elétrica, um dos tipos de medidores é do tipo analógico e o outro modelo é do tipo ciclométrico, ou seja, é digital.

No modelo analógico existem quatro ou cinco círculos semelhantes a um relógio, cada um deles com um ponteiro, e para fazer a leitura do consumo, basta que seja verificado em cada um dos círculos o número que o ponteiro mostra, a leitura é feita da esquerda para a direita e indica a milhar, centena, dezena e unidade de consumo.

Se o primeiro relógio estiver marcando o número 2, esse será o valor da milhar, para um consumidor uma dúvida poderá surgir no caso de o ponteiro estar entre dois algarismos, muitos não sabem, mas a pessoa que anota o valor da medição de consumo é instruído para optar pelo algarismo menor, então a mesma coisa serve para você, no caso do ponteiro estar no meio opte sempre pelo algarismo menor.

Note que no exemplo mostrado na figura acima o número encontrado é 21057.

Quando o ponteiro estiver entre o número 9 (nove) e o número 0 (zero) deve ser considerado o nove para efeitos de leitura, para medidores ciclométricos que apresentam algarismos digitais, o número mostrado é o valor da leitura.

A sugestão é anotar o consumo em um dia e horário determinado, no dia seguinte no mesmo horário fazer a leitura novamente e então, subtrair o primeiro valor do segundo, o resultado obtido é o consumo das últimas 24 horas.

Aqui foi dado destaque para acompanhar a leitura do relógio da luz, mas os mesmos procedimentos podem ser seguidos para acompanhar a leitura do relógio marcador de consumo de água, assim se aparecer "valores estranhso na sua conta", você terá argumentos para questionar e quem sabe desfazer algum erro que possa existir por parte do leiturista.

2 comentários:

  1. OBSERVE QUE O PRIMEIRO RELOGIO NÃO PASSOU O 1 E O ULTIMO POR SER 7 FAZ COM O PROXIMO VOLTE UMA CASA SENDO 4 E NAO 5, A LEITURA CORRETA É 11047! VALEU ASSIM É A LEITURA DA COPEL, ABRAÇOS

    ResponderExcluir