quinta-feira, 20 de maio de 2010




Olhe para sua mesa, você tem seu teclado conectado ao computador, assim como a impressora, mouse, monitor e tudo o mais, mas o que realmente faz estes equipamentos trabalharem juntos são os cabos que os conectam.

Os cabos (ou fios) são o meio mais barato de conectar dispositivos, mas nem sempre esse é o meio mais prático, afinal, além de darem problemas de conexão, ele limitam a distância máxima entre os dispositivos.

Será que você ou alguém que você conhece nunca provou do desespero em tentar descobrir qual cabo está conectado em qual equipamento e se enrolando no emaranhado de fios, com o Bluetooth tem como mudar isso, afinal, é uma tecnologia de substituição dos cabos.

Bluetooth é um padrão para comunicação sem-fio, de curto alcance e baixo custo, por meio de conexões de radiofreqüência, ou seja, através das ondas de rádio.

Através do Bluetooth, os usuários poderão conectar uma grande variedade de dispositivos de computação, de telecomunicações e eletrodomésticos de uma forma bastante simples, sem a necessidade de adquirir, carregar ou conectar cabos de ligação.

Na prática, épermitir a interligação desses dispositivos de uma forma automática e sem que o usuário necessite se preocupar com isso.

Os dispositivos equipados com Tecnologia Bluetooth carregam um pequeno chip capaz de se conectar automaticamente aos co-irmãos através de ondas de rádio de alta freqüência.

O rádio opera na banda 2.45GHz que está disponível em todo o globo sem necessidade de licença, e comporta velocidades de transferência da ordem dos 721Kbps, bem como três canais de voz, sendo que a distância ideal é de no máximo 10 metros e a distância máxima é de 100 metros.

É muito resistente às intempéries e dificuldades eletromagnéticas do mundo moderno justamente por usar ondas de rádio.

Embora existam ótimos dispositivos, o Bluetooth continua em desenvolvimento, no mercado existe uma grande variedade de dispositivos, além de não utilizar cabos para fazer conexões, o Bluetooth é de padrão aberto e livre de pagamento de royalties, por isso muitos fabricantes se interessam por essa tecnologia.

O chip Bluetooth do tamanho de um palito de fósforo e pode ser inserido em qualquer tipo de aparelho eletrônico.

Origem: Site Ibytes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário